Skip to main content

O QUE DISSE A CRÍTICA


O QUE DISSE A CRÍTICA

Da Pesquisa

“Se essa rua fosse minha - Espetáculo de brincar, em cartaz no Teatro Ipanema, exibe um trabalho sério de resgate das cantigas populares e brincadeiras infantis desenvolvido por Inami Custódio Pinto e Paula Giannini.”


“Trata-se de um típico trabalho de grupo de pesquisa, dentro do projeto chamado Brincando com o Folclore, que eles mesmos chamam de teatro-arte-educação-música”
(Fonte: Carlos Augusto Nazareth” – Jornal do Brasil 30/11/04)

Da Proposta (Arte-educação)

“O trabalho do grupo é de arte-educação apresentado no palco. Tem atores-animadores à vontade em cena, em sua tarefa de trazer e levar crianças ao palco, brincar, entreter.
As crianças sobem ao palco gostam e aproveitam...”
(Fonte: Carlos Augusto Nazareth” – Jornal do Brasil 30/11/04)

“Se Essa Rua Fosse Minha Espetáculo de Brincar tem ingredientes para divertir crianças e adultos que se interessem em conhecer e participar de antigas brincadeiras”
(Fonte Marília Sampaio – Jornal O Globo 30/01/05)

Música e direção

“A trilha sonora, de Ângelo Esmanhotto, é de qualidade, com belos arranjos para as tradicionais cantigas infantis. A direção de Amauri Ernani tem um desenho cênico claro, limpo, com boa movimentação.”
(Fonte: Carlos Augusto Nazareth” – Jornal do Brasil 30/11/04)


“A trilha sonora de Ângelo Esmanhotto está bem organizada e a direção de Amauri Ernani , coerente com a proposta da companhia...”
(Fonte Marília Sampaio – Jornal O Globo 30/01/05)

Da Estética

“Simples, o espetáculo exibe uma estética adequada a sua proposta. Os figurinos, de Tony Lucas, remetem aos folguedos do interior do país sem se prender a uma referência mais específica a qualquer região, o que vai ao encontro da brasilidade sem regionalismos que o espetáculo busca. E que o próprio cenário reforça, quando se utiliza do brasileiríssimo verde e amarelo como fundo.”
(Fonte: Carlos Augusto Nazareth” – Jornal do Brasil 30/11/04)

“Os figurinos de Tony Lucas, bastante coloridos, são apropriados para a montagem, assim como a iluminação de Adriano Fabrício e Paula Giannini”
(Fonte Marília Sampaio – Jornal O Globo 30/01/05)

Do Elenco

“Os atores não só interpretam cantigas de roda e acalanto, como também convidam adultos e crianças para subirem ao palco e participarem de antigas brincadeiras de rua...” Os atores saem-se bem na tarefa de conduzir a história e ao mesmo tempo interagir com o público...”
(Fonte Marília Sampaio – Jornal O Globo 30/01/05)


“Atores-animadores à vontade em cena, em sua tarefa de trazer e levar crianças ao palco, brincar, entreter...”

“As brincadeiras e as cantigas são apresentadas pelos atores Paula Giannini, Amauri Ernani e Eris de Souza, que cantam, dançam...”
(Fonte: Carlos Augusto Nazareth” – Jornal do Brasil 30/11/04)


Da Interatividade

“Fato muito curioso é a empolgação dos adultos em participarem dos jogos...”
(Fonte Marília Sampaio – Jornal O Globo 30/01/05)


Da Produção

“A Palco Produções não trabalha somente para crianças, mas suas incursões ao mundo dos pequeninos são fantásticas...”(fonte: Gazeta do Povo – caderno G – Cristiano )

Comments

Popular posts from this blog

SE ESSA RUA FOSSE MINHA - ESPETÁCULO DE BRINCAR

Release Uma peça de teatro infantil versátil e totalmente interativa na qual os espectadores assistem à história “brincando” todo o tempo junto aos atores de brincadeiras colhidas do folclore infantil brasileiro.  O espetáculo foi merecedor por duas vezes consecutivas do Prêmio Pontinhos de Cultura (Ministério da Cultura), Prêmio Culturas Populares (Ministério da Cultura) e do Prêmio Valores do Brasil (Banco do Brasil). Indicado ao Prêmio Brasil Criativo 2014. A História No espetáculo, “Teresinha de Jesus” e “Alecrim Dourado” (extraídos do folclore infantil em diferentes raízes folclóricas – raiz ibero-americana e afro-brasileira) são personagens brincantes, com diferentes origens e realidades culturais, mas que se reúnem todos os dias na rua onde moram para brincar. Enquanto brincam, eles tecem reflexões e comentários sobre a vida, e, sobre a experiência única para cada indivíduo que é o crescer e o amadurecer. A peça é composta por uma seleção de cantigas de roda, acalanto e bri...

HISTÓRICO

Agosto de 2004 – Estreia Nacional do espetáculo. Projeto com patrocínio do Grupo Educacional DOM Bosco – Através da Lei municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba Estreou no Teatro Cultura – Curitiba. Outubro de 2004 – Estreou no Teatro Ipanema – RJ. Com grande sucesso de público. Outubro de 2004 – Elogiosa crítica de Carlos Augusto Nazareth – Jornal do Brasil. Dezembro de 2004 – Selecionado no edital do Teatro Glauce Rocha – Rio de Janeiro. Dezembro de 2004 – Estreia no Teatro Glauce Rocha (imenso sucesso de público). Janeiro de 2005 – Elogiosa crítica de Marília Sampaio – Jornal O GLOBO. Março de 2005 – Selecionado para integrar a Mostra de Teatro de GUIGNOL – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Março de 2005 – Grande sucesso de público no FESTIVAL de Teatro de CURITIBA. Maio de 2005 – Projeto ARTE NO PÁTIO – SESC TIJUCA – Rio de Janeiro. Julho de 2005 – Participa do FESTIVAL de Teatro de CAMPO LARGO – PR. Setembro de 2005 – Dia ...