Skip to main content

O QUE DISSE A CRÍTICA


O QUE DISSE A CRÍTICA

Da Pesquisa

“Se essa rua fosse minha - Espetáculo de brincar, em cartaz no Teatro Ipanema, exibe um trabalho sério de resgate das cantigas populares e brincadeiras infantis desenvolvido por Inami Custódio Pinto e Paula Giannini.”


“Trata-se de um típico trabalho de grupo de pesquisa, dentro do projeto chamado Brincando com o Folclore, que eles mesmos chamam de teatro-arte-educação-música”
(Fonte: Carlos Augusto Nazareth” – Jornal do Brasil 30/11/04)

Da Proposta (Arte-educação)

“O trabalho do grupo é de arte-educação apresentado no palco. Tem atores-animadores à vontade em cena, em sua tarefa de trazer e levar crianças ao palco, brincar, entreter.
As crianças sobem ao palco gostam e aproveitam...”
(Fonte: Carlos Augusto Nazareth” – Jornal do Brasil 30/11/04)

“Se Essa Rua Fosse Minha Espetáculo de Brincar tem ingredientes para divertir crianças e adultos que se interessem em conhecer e participar de antigas brincadeiras”
(Fonte Marília Sampaio – Jornal O Globo 30/01/05)

Música e direção

“A trilha sonora, de Ângelo Esmanhotto, é de qualidade, com belos arranjos para as tradicionais cantigas infantis. A direção de Amauri Ernani tem um desenho cênico claro, limpo, com boa movimentação.”
(Fonte: Carlos Augusto Nazareth” – Jornal do Brasil 30/11/04)


“A trilha sonora de Ângelo Esmanhotto está bem organizada e a direção de Amauri Ernani , coerente com a proposta da companhia...”
(Fonte Marília Sampaio – Jornal O Globo 30/01/05)

Da Estética

“Simples, o espetáculo exibe uma estética adequada a sua proposta. Os figurinos, de Tony Lucas, remetem aos folguedos do interior do país sem se prender a uma referência mais específica a qualquer região, o que vai ao encontro da brasilidade sem regionalismos que o espetáculo busca. E que o próprio cenário reforça, quando se utiliza do brasileiríssimo verde e amarelo como fundo.”
(Fonte: Carlos Augusto Nazareth” – Jornal do Brasil 30/11/04)

“Os figurinos de Tony Lucas, bastante coloridos, são apropriados para a montagem, assim como a iluminação de Adriano Fabrício e Paula Giannini”
(Fonte Marília Sampaio – Jornal O Globo 30/01/05)

Do Elenco

“Os atores não só interpretam cantigas de roda e acalanto, como também convidam adultos e crianças para subirem ao palco e participarem de antigas brincadeiras de rua...” Os atores saem-se bem na tarefa de conduzir a história e ao mesmo tempo interagir com o público...”
(Fonte Marília Sampaio – Jornal O Globo 30/01/05)


“Atores-animadores à vontade em cena, em sua tarefa de trazer e levar crianças ao palco, brincar, entreter...”

“As brincadeiras e as cantigas são apresentadas pelos atores Paula Giannini, Amauri Ernani e Eris de Souza, que cantam, dançam...”
(Fonte: Carlos Augusto Nazareth” – Jornal do Brasil 30/11/04)


Da Interatividade

“Fato muito curioso é a empolgação dos adultos em participarem dos jogos...”
(Fonte Marília Sampaio – Jornal O Globo 30/01/05)


Da Produção

“A Palco Produções não trabalha somente para crianças, mas suas incursões ao mundo dos pequeninos são fantásticas...”(fonte: Gazeta do Povo – caderno G – Cristiano )

Comments

Popular posts from this blog

SE ESSA RUA FOSSE MINHA - ESPETÁCULO DE BRINCAR

Release Uma peça de teatro infantil versátil e totalmente interativa na qual os espectadores assistem à história “brincando” todo o tempo junto aos atores de brincadeiras colhidas do folclore infantil brasileiro.  O espetáculo foi merecedor por duas vezes consecutivas do Prêmio Pontinhos de Cultura (Ministério da Cultura), Prêmio Culturas Populares (Ministério da Cultura) e do Prêmio Valores do Brasil (Banco do Brasil). Indicado ao Prêmio Brasil Criativo 2014. A História No espetáculo, “Teresinha de Jesus” e “Alecrim Dourado” (extraídos do folclore infantil em diferentes raízes folclóricas – raiz ibero-americana e afro-brasileira) são personagens brincantes, com diferentes origens e realidades culturais, mas que se reúnem todos os dias na rua onde moram para brincar. Enquanto brincam, eles tecem reflexões e comentários sobre a vida, e, sobre a experiência única para cada indivíduo que é o crescer e o amadurecer. A peça é composta por uma seleção de cantigas de roda, acalanto e brincad

OFICINA DE BRINQUEDOS INDÍGENAS

Oficina de Brinquedos Indígenas Indigenous Toys Workshop O que é?  /  What is it? Em forma de vivencia e marcada pelo toque da maraca, a oficina trabalha de forma pratica o universo dos jogos-brincadeiras de dois povos indígenas do Brasil, fomentando a importância da utilização deste repertorio cultural pelos educadores, como manutenção da memória dos nossos povos nativos, e assim, despertando nos alunos de uma forma divertida e lúdica o interesse pela cultura indígena, desmistificando crenças e referencias errôneas que ao longo de anos foram alimentadas pela cultura ocidental. In the form of an experience and marked by the touch of the Maracá (Indigenous instrument similar to a rattle), the workshop will work in a practical way with the universe of games played by two indigenous peoples of Brazil, promoting the importance of this cultural repertoire to educators as maintenance of the memory of our native peoples and thus awakening in the students, in a fun and playful way, an interest